terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Você tem fome e sede de que?!


Hoje eu li uma reportagem que me entristeceu bastante, pois me levou a pensar em outras coisas. Um homem jogou a mulher do nono andar após uma briga e, em seguida, pulou. Ambos morreram na queda. Familiares informaram à polícia que o homem estava com um quadro de depressão grave e levaram um atestado médico para comprovar a doença. Momentos depois de ver a matéria, fiz mentalmente um confronto entre os valores e recompensas oferecidos pelo mundo e por Deus.

Vivemos numa sociedade pós-moderna sustentada por três pilares: o fast-food, o individualismo e o materialismo. É uma forma simplista de analisar o meio em que vivemos, mas são fatores importantes que envenenam a vida e acabam com a saúde (emocional, espiritual e até mesmo física!).

Citei o termo fast-food pensando em McDonald's ou Bobs? Lógico que não! Não vai me dizer que você imaginou isso, não é?! Refiro-me à concepção atual de que tempo é dinheiro, não temos tempo a perder. Tudo é para ontem! Você não é um bem sucedido executivo aos 30 anos? Não?! Nossa! Você está perdido! Você não terminou seu pós-doutorado antes dos 35 anos? Não?! Coitadinho... Você só trabalha meio-expediente por dia e tem todo final de tarde livre para caminhar na calçada da praia? Louco! Você tem que ser mais um protótipo fast-food!

Daí eu digo: louco é quem segue essa lógica mundana frenética e se esquece de que Deus - sim, Ele mesmo! - nos deu exemplo de que precisamos de um tempinho para recarregar as baterias, descansando no sétimo dia da criação de nosso planeta tão mal tratado. Precisamos de tempo para refletir, para adorá-lO, para momentos de lazer, para dedicar a nossa família, para sermos cidadãos melhores etc.

Outra mazela contemporânea é o materialismo, quando o homem volta seus sentidos e desejos para as coisas palpáveis ou "lógicas". O senso comum de um bom futuro seria ter uma boa casa, com um automóvel legal na garagem, uma conta bancária recheada e uma bela família. Há algo de errado nisso?! Claro que não! Mas o problema é quando isso passa a ser o mais importante em nossas vidas, pois, assim, passamos a confiar em coisas, ao invés do Senhor de todas as coisas.

A isso repondo com a Palavra: " 'Cuidado! Não andem sempre querendo o que vocês não têm. Porque o valor da vida que alguém tem não depende da quantidade de bens que possui'. Então apresentou uma comparação: "um homem rico tinha uma fazenda que deu boas colheitas. Com isso seus depósitos ficaram cheios - e ele não podia colocar tudo lá dentro. O homem pensou no seu problema. 'Que devo fazer?' Finalmente exclamou: 'Já sei - eu vou derrubar os meus depósitos e construir outros maiores! Assim terei espaço suficiente para guardar tudo. Depois eu vou descansar e dizer para mim mesmo: 'Amigo, você guardou o suficiente para os anos futuros. Agora, sim! Coma, beba e alegre-se'. Mas Deus lhe disse: 'Louco! Você esta noite morrerá. E então, quem ficará com tudo isso?' Sim, todo o homem é um louco quando fica rico só na terra, mas não no céu." Então voltando-se para os seus discípulos, Ele disse: "Não se preocupem por terem ou não bastante comida para comer ou roupas para vestir. Porque a vida é muito mais do que apenas comida ou roupa. Olhem para os corvos - eles não plantam, não colhem, nem têm depósitos para guardar seu alimento, e ainda assim passam bem - pois Deus cuida deles. E vocês valem muito mais para Deus do que qualquer ave! Além disso, qual é a vantagem de preocupar-se? Que bem faz? Isso aumentará, em um dia só que seja, a vida de vocês? Claro que não! E se a preocupação não pode nem mesmo fazer coisas tão pequenas, qual é a vantagem de preocupar-se por coisas maiores? Olhem para os lírios! Eles não trabalham nem tecem, e Salomão em toda a sua glória não se vestiu tão bem como eles. E se Deus dá esta roupagem para as flores que hoje estão aqui e amanhã desaparecerão, vocês não acham que Ele proverá roupa para vocês, seus incrédulos? E não se preocupem com que comer e o que beber; não se preocupem com nada, porque Deus proverá tudo para vocês. A humanidade cansa-se por causa da comida de cada dia, mas o Pai celeste conhece as necessidades de todos. Ele sempre dará tudo o que vocês precisam dia a dia, se procurarem em primeiro lugar ser fiéis ao Reino de Deus." Lc 12:15-31.

E, por fim, temos o individualismo. O homem fechado em torno de si mesmo, vivendo para si e dono do seu próprio umbigo. Seguidor afinco do lema "quem manda na minha vida sou eu!". Busca incansavelmente o prazer, seja nos relacionamentos, no trabalho, nos projetos etc. Tem uma forte necessidade hedonista. Precisa preencher o vazio de paz de uma vida sem Deus no controle com as coisas vazias oferecidas pelo mundo. Parece contraditório?! Fazer o que...?!

"Vocês devem amar a Deus com toda a sua alma, com todo o seu coração, com toda sua mente, e com todas as suas forças. O segundo é: Amem aos outros tanto como a si mesmos. Não há outro mandamento maior do que estes." Mc 12:30,31

Para finalizar o texto, deixo abaixo o link de um vídeo muito interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=lWMBJ-sdft0







Um comentário:

  1. Gostei bastante dessa postagem! As idéias são parecidas com os do "Que valores" que vc postou antes.. O que se vê hoje em dia são pais matando filhos, filhos matando pais, pessoas que matam por ciúme, por dinheiro.. fico me perguntando aonde isso tudo vai parar... Que tempos são esses? Em q vale mais um cargo, uma profissão, a ambição por uma vida cheia de luxúrias, em detrimento do bem estar, do amor ao próximo, da felecidade... Eu sempre entreguei minha vida nas mãos de Deus, sem ficar prostrada dizendo "seja o q Deus" quizer, mas sim dizendo isso e aproveitando cada oportunidade q Ele me oferece! E tudo que faço procuro fazer com amor, pq só essa palavra no sentido mais profundo já basta para q vc cumpra em "Amar aos outros como a vc mesmo". E acima de tudo ter respeito. Respeitar a natureza, o que lhe é concedido, pois poucos são os que têm qualidade de vida, água, comida, uma "ceia de Natal" e respeitar também a "individualidade" de cada um, mas nesse caso, não me refiro a individualismo como vc falou mas em respeitar as diferenças. E o q move minha vida é a fé e a esperança de que tudo isso possa acontecer de verdade, um mundo melhor, em q sempre q pensar em agir se coloquem nos lugar dos outros, pois o q não queremos para a gente não fazemos com os outros! Enfim, acho q falei d+, aliás digitei.. =D Mas é q gostei de verdade do q li aqui! ;)

    ResponderExcluir